Santa Ceia

A Santa Ceia foi instituída por Jesus na noite em que foi traído. Ela é um Sacramento porque:

      - Tem ordem divina (1 Co 11.25)

      - É um Meio da Graça (Mt 26.26-28)

      - Possui Elemento Visível (Pão e Vinho)

      O QUE RECEBEMOS NA SANTA CEIA?

      Recebemos o verdadeiro corpo e sangue de Cristo, juntamente com o pão e o vinho.

      QUE OUTROS ELEMENTOS PODEM SER USADOS ALÉM DO PÃO E VINHO?

      Não utilizamos nenhum outro além destes, porque foram os que Cristo utilizou. Se não celebrarmos com pão e vinhos, no mínimo haverá dúvida: “será que é Santa Ceia mesmo? E a Ceia não é dúvida. É certeza.

      QUANDO E COMO A SANTA CEIA FOI INSTITUÍDA?

      (Mateus 26.26-28)

      “Na noite em que Jesus foi traído: Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois, partiu o pão e deu a seus discípulos, dizendo:

      - Peguem e comam. Isto é o meu corpo.

      Em seguida, pegou o cálice e agradeceu a Deus. Depois, passou o cálice aos discípulos, dizendo:

       - Bebam todos vocês, porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para a remissão dos pecados. É o sangue que sela o acordo feito por Deus com o seu povo”.

      PARA QUE SERVE A SANTA CEIA?

      O próprio Jesus disse: “Dado e derramado em favor de vós para a remissão de pecados”. Cristo oferece seu corpo e sangue para que recebamos perdão de todos os nossos pecados. E quem recebe perdão, recebe também salvação e vida eterna.

      ISTO É MEU CORPO OU ISTO SIMBOLIZA MEU CORPO?

      Em nenhuma língua o verbo SER é entendido com simbolizar, significar, representar. O que é, é. Nenhum elemento do texto bíblico indica uma interpretação figurada, simbólica ou espiritual destas palavras. Cremos nestas palavras na forma em que Cristo as disse. O pão é seu corpo e o vinho é seu sangue. O pão e o vinho recebemos de forma natural. O corpo e o sangue, de forma sobrenatural, além da razão, incompreensível. Além disso, quando a Santa Ceia é administrada, as palavras de Jesus devem estar presentes, para termos certeza: “Tomai, comei, isto é o meu corpo“, pois ele acrescentou: “Fazei ISTO”.

      Na Santa Ceia, temos a oportunidade de nos encontrarmos com Cristo de forma palpável e visível, pois recebemos seu verdadeiro corpo e sangue em nossa boca. Por isso, a Santa Ceia é uma oportunidade única de sentirmos o perdão de Deus e de sermos fortalecidos em nossa fé. Além disso, é uma oportunidade única de nos reunirmos como irmãos, em comunhão, demonstrando unidade na mesma fé, no mesmo Salvador.

      SANTA CEIA - O AMOR DE DEUS DERRAMADO EM NÓS

      Na Santa Ceia, Jesus vem até nós corporalmente, para nos dar certeza de que, quando nos arrependemos verdadeiramente e cremos no seu perdão, ele nos ouve, nos perdoa e afasta de nós nossos pecados, nos dando um novo coração, cheio de alegria e vontade de fazer a vontade de Deus! Na Santa Ceia, sentimos materialmente, fisicamente, com o pão/corpo e o vinho/sangue como é bom ser cristão, como é bom estar com Deus.

Referências bíblicas: Mt 26.26-28; Mc 14.24; 1 Co 11.24-29.